Estufas para Café

A secagem de café tem tido grandes benefícios com a utilização da estufa. Além de acelerar o processo, a qualidade dos grãos também tem surpreendido os produtores.

Em estufas, a secagem fica protegida das chuvas, além de manter uma temperatura mais alta no ambiente auxiliando no processo.

A estufa é uma estrutura coberta utilizada para a secagem de café e também de outros grãos. “Em terreiros a céu aberto, após espalhar os grãos, o agricultor precisa juntar todo o café, pois há risco de chuvas e outros eventos climáticos. Também se utiliza mais mão de obra. Com o uso de estufas, o café fica protegido das chuvas e permanece espalhado durante a secagem, o que garante a sustentabilidade desse processo, pois se utiliza energia solar, o que proporciona maior qualidade à bebida. Em geral, secadores convencionais costumam fazer grande uso de energia e lenha para seu funcionamento”, explica o extensionista do Incaper do município de Vila Valério, Gustavo Maniak.

Os benefícios da utilização da estufa para a secagem do café são de ordem econômica e ambiental. Além de reduzir o esforço físico das famílias produtoras, uma vez que não é necessário juntar diariamente os grãos espalhados, como ocorre nos terreiros convencionais, aumenta a rentabilidade para os agricultores. “Ocorre maior rendimento dos grãos após a secagem e, em decorrência da boa qualidade dos grãos, há maior valor agregado ao produto. Além disso, há diminuição dos gastos por não terceirizar a secagem em secadores convencionais”, afirma o extensionista do Incaper, Emanoel Chequetto. Em termos ambientais, as vantagens para o uso da estufa são a não utilização da queima de lenha como ocorre nos secadores convencionais.

Fonte: https://www.cafepoint.com.br/noticias/mercado/o-que-as-estufas-de-secagem-de-cafe-tem-a-ver-com-energia-solar-82687n.aspx

Estufas para Café