Blog de DicasAcompanhe aqui nossas dicas e séries.
  • Estufas Agrícolas

    Os 7 benefícios das estufas para sua cultura.


    As estufas agrícolas trazem muitos benefícios para sua cultura, desde uma produção mais durável e com mais qualidade até a economia de água e insumos. Neste post, separamos sete benefícios das estufas.
    Confira:

    1 - Colheita fora de época
    O excesso ou a escassez de chuva, o tempo frio ou outros fatores geram problemas para as plantações, muitas vezes com períodos longos de entressafra. As estufas agrícolas protegem seu cultivo e permitem colheita o ano todo, independente das condições climáticas.

    2- Maior qualidade dos produtos
    Dentro de um ambiente protegido, como é o caso das estufas, é mais fácil obter produtos sadios, com aspecto uniforme, mais sabor e melhor apresentação. Isso facilita a aceitação do público e aumenta as vendas.

    3- Controle de pragas e doenças
    Nas plantações a céu aberto, a produção é afetada pelo clima, tornando-se mais fraca e mais suscetível às doenças. Na estufa, as plantas se tornam mais vigorosas, resistentes às doenças e protegidas dos insetos. Assim, o produtor economiza em defensivos e mão-de-obra, tornando os produtos mais saudáveis e rentáveis.

    4- Economia de água
    No ambiente de cultivo protegido, a transpiração é mínima e o solo não se desidrata devido ao sol e ao vento. Por isso, a quantidade de água utilizada para rega é menor. Isso é especialmente importante em locais de escassez de água ou em plantações localizadas longe de fontes hídricas, o que deixa a irrigação mais cara.

    5- Economia de insumos
    Nos cultivos a céu aberto, grande parte dos adubos e corretivos é lavada com a água da chuva. Isso não acontece nas estufas, uma vez que as plantas estão protegidas pelo plástico e conseguem realizar um melhor aproveitamento alimentar. Assim, o agricultor de cultivo a céu aberto acaba tendo gastos maiores em relação ao cultivo protegido.

    6- Preserva a estrutura do solo
    A chuva, seguida da insolação, provoca a compactação da terra, impedindo a penetração do oxigênio e o alastramento apropriado das raízes. O solo desprotegido também está propenso às erosões, o que não acontece nas estufas, onde o solo permanece fofo e bem estruturado. Até as bactérias de defesa da planta se desenvolvem melhor nesse ambiente, reduzindo inclusive a mão-de-obra utilizada na preparação do solo.

    7- Precocidade das colheitas
    As condições de plantio dentro de um ambiente protegido, uma estufa, permite que as colheitas possam ser realizadas com tempo reduzido de plantio em relação à plantação em local aberto. Por isso, o produtor consegue realizar de 2 a 4 colheitas a mais na mesma área, aumentando seus lucros.